Pragas

 

 

Ácaros

Os ácaros, (onde se inclui os carrapatos e carraças) são animais invertebrados que pertencem à classe dos aracnídeos (têm, por isso, oito patas). Os ácaros do pó doméstico são visíveis apenas ao microscópico.
 
 
 
 

Roedores

São uma das pragas mais comuns e que representam um grave problema para o homem, não apenas pelas múltiplas doenças que transmitem (malária, salmonelas, cólera, febre tifóide, peste bubónica entre outras), como também pelos prejuízos económicos causados em, alimentos e destruição de materiais e bens diversos .Também é importante salientar que grande parte destes roedores estão parasitados por pulgas, ácaros e piolhos.
 
 

Baratas

Dentro do reino animal, os insetos como a barata são os que existem em maior número. São autênticas pragas que originam danos incalculáveis tanto a nível de saúde pública como económica. Se não combatidas preventivamente ou atempadamente no caso da sua já confirmada presença deterioram a imagem de um estabelecimento.
Uma barata reprodutora dá origem a cerca de 2 milhões de outras baratas dentro de um ano. Produzem secreções e odores, de várias partes do seu corpo, que podem afectar o sabor das comidas e transmitir doenças como Gastroenterite e doenças digestivas que provocam náuseas, vómitos, diarreia, disenteria entre outras.
 
 
 
 

Mosquitos - Melgas

Existem hoje mais de três mil espécies de mosquitos conhecidos através de intensos estudos e pesquisas, visando conhecer melhor a sua biologia e hábitos adequando assim os melhores meios para os combater.

Incomodativos e provocadores de desconforto, causados pela sua presença e a actividade, fora e dentro das residências, os mosquitos tem outros inconvenientes . Muito mais sério, é o papel destes insetos como vetores transmissores de inúmeras doenças que podem ser nalguns casos muito graves como: filarioses, malária, dengue, febre amarela, leishmaniose e encefalites.
 
 

Térmitas

As Térmitas são insectos sociais, que tal como as abelhas, formigas e vespas, formam uma colónias.

É uma das pragas que provoca maiores prejuizos quando se instala.Os danos provocados por térmitas estão calculados em mais de um bilião de Euros por ano em todo o mundo civilizado. As térmitas destroem toda a estrutura de uma casa, móveis e outros bens que tenham celulose. O dano causado é irreversível e a sua prevenção é a melhor solução para o seu controlo. Consulte os nossos planos de prevenção.
 
 
 
 

Formigas

As formigas podem ser uma praga numa cozinha ou noutro qualquer lugar onde se preparem produtos alimentares ou alimentos. Reproduzem-se com enorme facilidade e aquelas que observamos na superfície apenas representam 10% de toda a colónia de formigas no local.
São conhecidas aproximadamente nove mil espécies de formigas, porém, somente de vinte a trinta são consideradas pragas nas cidades.
 
 

Processionária do Pinheiro

Trata-se de insetos desfolhadores dos pinheiros e cedros. Os seus ataques variam de intensidade de acordo com os seus níveis populacionais, fortemente influenciados pelas condições climáticas favoráveis.
O maior perigo são crianças e animais domésticos, devido às graves alergias que os pêlos urticantes da processionária causam na pele, visão e aparelho respiratório. Consulte-nos para resolver o problema da Processionária do Pinheiro.
 
 
 
 

Percevejos

Normalmente depositam os seus ovos em fendas e pequenos buracos ou espaços na madeira quer seja na cama, soalho ou nos rodapés do quarto. Esta é a área onde esta praga vai esconder-se durante as horas de claridade para sair durante a noite.
Esta espécie é potencial portadora da hepatite B e outras doenças venéras. Não existe conhecimento sobre transmissão de vírus, contudo os cientistas acreditam que esta praga é um potencial problema.
 
 

Caruncho

O Caruncho ou gorgulho é a designação comum dos insetos que perfuram sobretudo madeira, cereais e e produtos alimentares tais como, feijão e grão armazenado, reduzindo-os a pó. Também podem-se alimentar de madeira.
 
 
 
 

Traças

Os incómodos e prejuízos ao nível de roupas, tecidos etc causados por esta espécie, que invade as nossas casas e lojas com relativa facilidade, são sobejamente conhecidos por todos nós.

As traças representam a grande maioria das espécies de lepidópteros, grupo que inclui insetos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sução. O ciclo de vida inclui as seguintes etapas:ovo, larva, pupa e adulta.
 
 

Pulgas

Pulga é o nome comum dos insetos que não tem asas da ordem Siphonaptera. As pulgas são parasitas que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Esta espécie pode transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica.
 
 

Moscas

 
A Mosca doméstica, como é conhecida, é um insecto que vive nos ambientes utilizados e frequentados pelo homem e tem uma grande capacidade adaptativa.
 
As suas características e hábitos tornam-nas transmissoras e disseminadoras de várias doenças como: diarreias, disenterias, febre tifóide, cólera, tuberculose, salmonelas, etc.